Criar uma Loja Virtual Grátis

 

Maria João Cruz, estudante universátira na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, frequenta a licenciatura em Gestão Turistica Cultural e Patrimonial.

 

Este site teve como principio ser um trabalho final para a disciplina de Sociologia, agora com a sua continuidade, edição e postagem, fico grata pelos comentários e partilhas. Esta pagina irá ter continuidade com várias noticias e tópicos do turismo, a nivel nacional e mundial.

 

"Gestor Turístico não é  uma profissão mas uma maneira de estar na vida" ;)



Total de visitas: 17344
Introdução ao Conceito de Turismo
Introdução ao Conceito de Turismo

 

Documento 1 - “O Turismo: uma história Antiga!

Desde a antiguidade que se viaja: viagens de recreio e de estudo no Egipto, para os Gregos, termalismo, para os Romanos e, em todas as épocas, viagens de negócios, férias, mas também diversões como os Jogos Olímpicos e os torneios. Na Idade Média são os estudantes, os companheiros, os peregrinos. No Renascimento viaja-se para se cultivar, por curiosidade, por prazer, como Montaigne. Nos começos do século XIX, era tradicional que os filhos da aristocracia ou da burguesia fizessem uma British volta... à França. Eles foram assim os primeiros Tourist, imitados por grandes nomes da Literatura (Stendhal e as suas memórias de um turista), dos negócios (Thomas Cook foi criada em 1851) ou já nessa altura por associações ( o Touring Club de França data de 1890).”

Fonte: Hazebroucq, Jean-Marie (1999). Management dos Projectos de Turismo e Lazer.Local de edição: Instituto Piaget.

 

 Imagem 1 - The Grand Tour

  Fonte: https://www.tersiiska.com

 

 

Documento 2 - "Evolução do conceito de Turista"

“A Conferência da ONU em Roma, em 1963 dividiu os viajantes em visitantes (menos de 4 meses) com motivações (e com gastos!) ligados num sentido lato ao turismo, e viajantes vindos para ganhar ou pelo menos para não gastar o seu pecúlio no país de acolhimento (profissional, em trânsito, refugiados).

Em seguida, a definição e a classificação da Organização Mundial de Turismo, cuja sede se encontra em Madrid, e que desde 1948 proclamava que o Turismo era um direito inalienável para todos os indivíduos, identificando o turista como: qualquer pessoa que vai a um país que não é aquele onde tem a sua residência habitual, por pelo menos uma noite e não mais do que um ano, e cujo motivo principal não é exercer uma actividade remunerada..., e efectua uma dicotomia em relação ao tempo, distinguindo os turistas, presentes pelo menos uma noite ou 24 horas no país de acolhimento, dos excursionistas, presentes quanto a eles menos de 24 horas.

Estas definições são utilizadas de um modo geral por muitos organismos oficiais, e fora alvo de vários esclarecimentos. Deste modo, para ser Turista é preciso permanecer menos de 4 meses (Direcção da Industria Turística, Ministério do Turismo), e para estar de férias é preciso ausentar do domicílio no mínimo durante 4 dias... O que nem sem facilita as comparações estatísticas.”

Fonte: Hazebroucq, Jean-Marie (1999). Management dos Projectos de Turismo e Lazer. Local de edição: Instituto Piaget.

 

 

Documento 3 - "O que é o Turismo?

 

Quando pensamos em Turismo, o que nos vem á mente, em primeiro lugar, são pessoas que se deslocam para passear, ver amigos ou parentes, tirar férias e divertir-se.

Elas podem usar seu tempo de lazer praticando esportes, tomando banho de sol, conversando, cantando, caminhando, passeando, lendo ou simplesmente aproveitando o ambiente.

Se analisarmos o tema mais profundamente, poderíamos incluir em nossa definição de turismo as pessoas que estão participando de convenções, reuniões de negócios ou algum outro tipo de actividade empresarial ou profissional, bem como aquelas que estão em viagens de estudo com um guia especializado ou fazendo algum tipo de pesquisa ou estudo científico.

Esses visitantes utilizam diferentes formas de locomoção, desde pedir carona em um parque, até voar em um jacto para uma grande cidade. No transporte, pode-se incluir um teleférico para subir em uma montanha do Colorado, ou o convés de um navio de cruzeiro, de onde se avista o mar do Caribe. Seja utilizando esses meios ou um carro, um ônibus, um trailer, um táxi, uma motocicleta ou uma bicicleta, as pessoas estão viajando e, assim, envolvendo-se em turismo.

Assim, o turismo pode ser definido como a soma de fenómenos e relações originados da interação de turistas, empresas, governos locais e comunidades anfitriãs, no processo de atrair e receber turistas e outros visitantes.

O turismo é um composto de actividades, serviços e setores que proporcionam uma experiência de viagem: estabelecimentos de transporte, hospedagem, alimentação, compras, entretenimento, locais para actividades e outros s

Serviços de hospitalidade disponíveis para indivíduos ou grupos que estejam viajando para longe de onde vivem. Ele engloba todos os prestadores de serviços a visitantes e correlatos. O turismo é a soma de todo o setor mundial de viagens, hotéis, transportes e todos os outros componentes, incluindo promoção, que atende às necessidades e aos desejos dos viajantes."

 

Fonte: Goeldner, C. J. R., Brent, R. & McIntosh, R. (data). Turismo Princípios, Práticas e Filosofias (8ª Edição). Local de edição: editora. p. 23


 

 

Análise Crítica dos Documentos:

O documento 1 "O Turismo: uma história antiga" fala-nos do aparecimento do turismo desde a antiguidade até ao começo do século XIX. Aborda igualmente as razões que levaram a essa prática, como o recreio, o termalismo, o estudo, os negócios, entre outros. Podemos concluir que já desde há muitos anos o turismo se revela uma necessidade humana psicológica, e não fisiológica.

A imagem 1 "The Grand Tour" elucida-nos para a grande viagem que era feita à Europa (sensivelmente a partir de 1660 até 1840) pelos jovens da classe alta europeia. No inicio esta viagem era feita por outros meios de transporte, mas depois passou a ser feita de comboio. Tinham como objectivo o conhecimento mais aprofundado de outras culturas, mas também o relaxamento e lazer.

O documento 2 "Evolução do conceito de Turista" aborda o conceito de turista, visitante, e viajante. Refere a classificação e definição da OMT (Organização Mundial de Turismo), identificando o turista como o individuo que visita um país que não o seu, durante o período minimo de uma noite e não mais de um ano, sem exercer uma actividade remunerada.

O documento 3 "O que é o Turismo?", dá-nos a definição de turismo. Através da sua leitura, podemos constatar que o turismo é não só a deslocação das pessoas para destinos fora do seu local de residência, mas também um conjunto de actividades, serviços e sectores necessários a esse deslocamento.