Maria João Cruz, estudante universátira na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, frequenta a licenciatura em Gestão Turistica Cultural e Patrimonial.

 

Este site teve como principio ser um trabalho final para a disciplina de Sociologia, agora com a sua continuidade, edição e postagem, fico grata pelos comentários e partilhas. Esta pagina irá ter continuidade com várias noticias e tópicos do turismo, a nivel nacional e mundial.

 

"Gestor Turístico não é  uma profissão mas uma maneira de estar na vida" ;)



Total de visitas: 16879
Sociologia do Turismo e Turismo Interdisciplinar
Sociologia do Turismo e Turismo Interdisciplinar

 

I.2.1 - As Diversas abordagens ao estudo do Turismo

Vídeo 1 - Abordagem Económica

 

 

 

 

 

I.2.2 - O caso Particular da Sociologia do Turismo

 

Vídeo 2 - Os Impactos do Turismo

 

 

 

I.2.3 - Relação da Sociologia do Turismo com outras Disciplinas

 

Vídeo 3 - Sociologia da Religião

 

 

 

I.2.4 - O Turismo como Fenómeno Interdisciplinar ou facto total

Documento 4 - Abordagens Interdisciplinares

“O turismo engloba praticamente todos os aspectos de nossa sociedade. Há o turismo cultural, em geral tratado em uma abordagem antropológica. Como as pessoas se comportam de formas diferentes e viajam por razões diferentes, é necessário utilizar uma abordagem psicológica para determinar a melhor maneira de promover os produtos turísticos e colocá-los no mercado. Como os turistas cruzam fronteiras e solicitam passaportes e vistos de órgãos governamentais, e como a maioria dos países têm departamentos de desenvolvimento do turismo operados pelo governo, consideramos que as instituições públicas estão envolvidas. Sendo assim, é necessária uma abordagem no campo da ciência política. Qualquer setor que se torne um gigante económico, afectando as vidas de muitas pessoas, atrai a acção de organismos legislativos (juntamente com a de sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos), os quais criam as leis, as regulamentações e o ambiente legal no qual o sector turístico deve operar. Assim sendo, temos também uma abordagem jurídica. A grande importância do transporte de passageiros sugere esse aspecto como sendo mais uma abordagem. O fato é que o turismo é tão amplo, tão complexo e tão multifacetado que são necessárias diferentes abordagens para estudar esse campo, cada uma delas adaptada a uma tarefa ou objectivo diferente.”

Fonte: Turismo Princípios, Práticas e Filosofias; Charles R. Goeldner, J.R. Brent Richie, Robert W. McIntosh; 8ª Edição; Parte 1; Pág.29

 

 


Análise critica dos Documentos:

O vídeo 1 “Abordagem económica” faz referência à importância dos Alpes para o desenvolvimento do turismo na Suíça. Com este desenvolvimento foi possível a criação de 250 mil postos de trabalho e facturando 16 bilhões de reais por ano, tornando o turismo a terceira indústria do país. Faz ainda uma breve referência histórica sobre a região dos Alpes.

 

O vídeo 2 “Impacto do Turismo” este vídeo aborda o impacto do turismo numa localidade do Brasil chamada Itacaré. O que antes era uma localidade pacata no interior do Brasil e que possuía até algumas áreas de preservação ambiental (APA) e uma forte riqueza natural tornou-se um potencial turístico, através da construção de mais de 100 hotéis, 60 restaurantes e mais de 120 mil visitantes. Devido ao desenvolvimento acelerado esta região sofreu graves alterações, quer em termos ambientais quer em termos sociais, isto porque, foram feitas construções sem respeitar o ambiente, o ordenamento do território e a própria população. Assim, o objectivo deste vídeo é alertar para a protecção da riqueza natural destas áreas. 

 

O vídeo 3 “Sociologia da Religião” realça a importância do turismo religioso e dos benefícios que este pode trazer para o destino em questão, neste caso o santuário de Fátima. Este santuário é o que recebe mais peregrinos no nosso país vindos de todo o mundo.

 

O documento 4 “ Abordagens Interdisciplinares” fala-nos que o turismo é complexo e por isso mesmo necessita de ser estudado por várias disciplinas que nos ajudam a compreender os variados fenómenos turísticos. As várias disciplinas que antes existiam isoladas e serviam para estudar fenómenos específicos foram adaptadas ao turismo para um maior rigor.